sábado, 12 de maio de 2012

Conheça um pouco sobre eles:

O Periquito Australiano

Nome da Espécie: Periquito Australiano
Nome Popular: Periquito Australiano, Periquito Comum
Nome Científico: Melopsittacus undulatus
Distribuição: Austrália
Família: Psittacidae
Tamanho: 18 cm
Cores: Tonalidades de verde, azul,roxo,canela,cinza,amarelo,branco,creme.
Tempo de Vida: em média 12 anos


                                                       Fotografia: Nando Brandão (2012)

Os periquitos são aves pequenas bastante sociáveis, podem ser criadas em casais ou em grandes grupos (as colônias). É uma ave que  também pode ser criada individualmente tendo contato só com o seu dono pelo resto de sua vida. Particularmente eu não acho uma escolha legal! Aconselho a quem tiver interesse de adquirir essa pequena ave alegre e bastante barulhenta, que criem em pares pelo menos, pois são aves bem fiéis aos seus companheiros, mas elas podem se casar com outros parceiros e parceiras ao longo de sua vida, então não se desespere caso o macho ou a fêmea chegue a falecer, é delicado, mas possível! São aves bastantes conhecidas pela sua diversidade de cores que chamam muita atenção,podendo chegar á 200 variações diferentes.Possuem a fama de serem aves mansas, podendo ser adestradas, com muita paciência! Vivem cerca de 10 á 15 anos.

               Fotografia: Nando Brandão (2012)



                                          Fotografia: Nando Brandão (2012)

A espécie já chegou a ser ameaçada de extinção um dia. Mas se adaptou muito bem em cativeiro e sua caça é proibida por lei na Austrália. Na natureza, o periquito-australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando em zonas áridas. É um animal de estimação muito popular.A fêmea tende a ser mais agressiva que o macho.Preferem o clima tropical onde tem mais facilidade para se reproduzir.

Em 1840, foi quando o famoso naturalista inglês John Gould teve contato com esses pássaros e levou - os para Europa e em seguida para os EUA, foi daí onde o mesmo começou a sua criação, e essas belas aves começaram a virar febre em todo o mundo.Em 1870 surgiu a primeira mutação na Bélgica, causando grande espanto, um periquito amarelo de olhos vermelhos(provavelmente um lutino).  , e os amarelos de olhos pretosNo ano de 1878 surgiram os celestes dando mais cor para as aves, e em 1917 veio os brancos.Depois dos celestes vieram os verde escuro, que combinados com os azuis produziram os cobaltos, e a partir daí as mutações se multiplicaram, e até hoje continuam aumentando.Podemos ter uma noção de quais cores podem nascer,observando as cores dos pais e sabendo as cores dos seus descendentes... mas, se tratando de Periquitos Australianos, posso afirmar que eles são uma caixa de surpresa,quando você menos espera nasce um de coloração bem exótica, que você nunca viu antes. Adoro sua genética, talvez por isso que eu seja fascinado por essas extraordinárias aves.




5 comentários:

  1. Eu tinha um casal de periquitos e a fêmea veio a falecer decorrente a tumor. Pegamos uma nova fêmea e o macho não está aceitando ela. Isto é normal? Devemos separá-los? O que devemos fazer?
    Obrigada pela atenção.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde...
    Estou com um casal de periquitos, os mesmos estão com três filhotes,10 dias de vida,a fêmea está caindo todos os pelos da cabeça e hoje começou a cair também penas das asas, comecei a dar vitamina avitrim isso ajuda? Ou o que tenho que fazer? Me ajude por favor...nao tenho condições de levar no veterinário. 31 98751-7995 Everaldo

    ResponderExcluir
  3. Ele esta apenas trocando de pena se chama muda

    ResponderExcluir
  4. Tenho 2 casais de periquitos um está mudo, mim falaram que a muda, mas quanto tempo dura!e é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, tenho três casais de periquitos a tirar criação mas as crias estão a morrer e tem o papo cheio de comer! Alguém sabe me dizer o que se passa sff?

    ResponderExcluir