sábado, 12 de maio de 2012



Cruzamento correto


Após 6 meses de nascida, a fêmea já está preparada para sua primeira postura. O seu bico fica da cor marrom, o que indica que ela está pronta pra acasalar e construir seu ninho. Já o bico do macho fica azul ou rosa dependendo da linhagem da ave (já li sobre casos que a fêmea aos 3 meses ativou sua vida sexual, mas isso não é aconselhável pois ela é muito inexperiente podendo deixar os ovos esfriarem, ocasionando a morte do embrião. Ou então pode chegar até nascer algum filhote e ela não saber alimenta–ló, sendo assim o pequenino pode ter um fim trágico, que é morrer de fome (melhor oferecer o ninho a partir de 6 meses). Assim como nós humanos, as aves também precisam se dá bem com seu companheiro(a)... não é só pegar um macho e uma fêmea juntar os dois em uma gaiola e pronto... (se forem fazer dessa forma, a melhor coisa a se  fazer é ficarobservando–os para evitar surpresas                          
desagradáveis. É aconselhável deixar o casal separado, um indivíduo em cada gaiola (sendo uma de lado da outra) para eles irem se conhecendo sem terem contato físico imeditato. Achar que daqui há algumas semanas eles vão começar a se dar bem e ter filhotes, mesmo sendo um casal, há grandes chances tanto do macho não gostar da fêmea e bicá–la, quanto a fêmea não se agradar do parceiro (um dos motivos pode ser que ela ache que ele não é um macho ideal para seus futuros descendentes). Então é questão de sorte. Por experiência própria posso confessar que já juntei casais que no mesmo minuto começaram a acasalar sem nem se conhecerem... é uma surpresa claro, pois é bastante difícil isso acontecer. Como eu já quis juntar um macho bem exótico e foi um sacrifício ele se agradar de alguma fêmea. É só questão de observação e paciência que acaba tudo dando certo. Quando um casal não se gosta de jeito nenhum nos primeiros minutos você naturalmente percebe e acaba separando-os!

O Ninho




Desenho criado por: Nando Brandão (2012)

O ninho precisa ser  exatamente assim, é o ideal para o tamanho da ave, não coloque ninhos maiores como de calopsitas por exemplo,pois a ave não irá se reproduzir, pode acontecer um caso a parte deles reproduzirem ..mas é inapropriado.Ele é feito todo de madeira com a parte do teto removível, para observações ou algum cuidado necessário. Atenção ao comprar sua gaiola,observe se nela existe a abertura na parte superior pra encaixa - lo. Caso você for colocar ninhos em viveiros grandes,coloque - os sempre na mesma altura e com uma quantidade maior que o numero de fêmeas, assim evita -se as brigas,pois elas preferem os mais altos,poque tem uma visão mais ampla do espaço em que está  vivendo.Se o ovo cair do ninho e não quebrar, pode ser colocado de volta sim,só que eu não recomendo que isso seja feito,pois geralmente quando ele se encontra fora do ninho,é a fêmea que expulsa - o por algum motivo,ou porque ela percebe que o ovo não está fecundado,ou ela perdeu a esperança nele,achando que o embrião daquele ovo pode está morto.
Geralmente o macho explora o ninho antes da fêmea  para ver se é um lugar seguro, se algum ouro casal já se apropriou dele ou não, e logo em seguida quando ver que está sem dono se apropria do mesmo.Depois de verificar o ninho o macho chama a fêmea,avisando que o ninho está livre de qualquer ameaça e fica encorajando - a a explora -lo.

Fotografia: Nando Brandão (2012)


Fotografia: Nando Brandão (2012)





                                                                   Fotografia: Nando Brandão (2012)

O macho joga todo seu charme na sua parceira seduzindo-a até ela aceitar a cópula. O cruzamento ocorre em dias consecutivos podendo ser mais de 1 vez por dia.


Passado essa etapa, a cada dia que se passa a fêmea permanece mais tempo no ninho, pois ela está se preparando para por seus primeiros ovos e choca -los. 






Fotografia: Nando Brandão (2012)


 A postura da fêmea vai depender do seu próprio organismo, tanto ela pode pôr 1 ovo por dia ou até mesmo ter intervalos de dois dias para pôr o próximo ovo chegando a cerca de dez ovos! Naturalmente, possa ser que nem todos estejam galados. O comportamento da fêmea nesse período de postura é muito relativo, ela pode continuar sendo carinhosa com o macho, deixando-o participar do choco e da cria dos filhotes alimentado-os também, como pode logo após o período de cio ser agressiva e bater no seu companheiro até matá-lo. Eu tenho há 3 anos uma Fêmea Lutina (a Suzana, de corpo amarelo e olhos vermelhos) que já teve esse comportamento, e toda vez eu tinha que separar o macho e colocar em outra gaiola, daí logo após os filhotes estarem criados por ela eu colocava o macho de volta na gaiola e ela aceitava ele numa boa! Hoje em dia o comportamento dela mudou (inexplicavelmente), além de ser uma boa mãe é uma ótima esposa, parou de agredir seu parceiro!  Posto abaixo o link de um vídeo para vocês verem como é um cruzamento correto:


Obs: ( Cenas proibidas para menores de 18 anos!!! hehe )



Esse video
 foi criado por :Byanca Dieguez

Um comentário:

  1. Olá, minha fêmea já está na idade adulta e está com o nariz marrom. Já vi que ela e o macho acasalaram mas nada dela botar o ovo! Ela não entra no ninho, e também não está com o ovo atravessado. O que eu faço para ela botar o ovo????

    ResponderExcluir